(79) 3431-4379 / (79) 99889-0875
projetos@jss.eng.br

Acompanhe seu projeto:

Perguntas Frequentes

          O horário de verão é uma medida implantada com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica e consequentemente a demanda no horário de pico. A alteração do horário consiste em adiantar em 1:00h (uma hora), tomando como parâmetro o horário de Brasilia. Com isso, algumas atividades são alteradas possibilitando a diminuição do pico da demanda. 

 

          Em termos gerais as grandes usinas de geração de energia elétrica ficam localizadas distantes dos grandes centros de consumo, ou seja, distantes das grandes cidades, e, em virtude dessa peculiaridade, faz-se necessário a elevação do nível de tensão através dos transformadores elevadores, no intuito de reduzir  a corrente circulante nos condutores das linhas de transmissão. Essas linhas transportam as potências geradas até os barramentos (subestações) localizados próximos as cargas. Nas subestações, a tensão é reduzida através dos transformadores a nível compatível com o sistema de distribuição de energia elétrica, portanto, para que a energia elétrica chegue as residencias é necessário a instalação de subestações, linha de transmissão e rede de distribuição.

          Os disjuntores são equipamentos utilizados para seccionar os circuitos a eles conectados. O dimensionamento é feito seguindo uma regra primordial que é a seletividade, sendo observado a suportabilidade de corrente de curto-circuito e a capacidade de condução de corrente suportada pelo disjuntor, conforme o dimensionamento em detrimento da carga a ele conectada.  Se bem dimensionados, na ocorrência de uma sobrecarga  os disjuntores atuarão seccionando os circuitos. 

          A especificação dos disjuntores é definida em função de sua funcionalidade, ou seja, para que se destina. Na utilização de disjuntores destinados a proteção de circuitos de cargas residências, deve-se observar as características dos equipamentos alimentados pelo circuito, assim, torna-se possível definir a curva do disjuntor a ser aplicado.

Pode reduzir a sua fatura de eletricidade, sem abdicar do conforto você deve seguir algumas dicas, são elas:

Aposte na tecnologia

  • Antes de comprar um novo equipamento, verifique a etiqueta de eficiência energética e opte pelo de maior eficiência de classe A ou superior .
  • Substitua as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED, elas poupam até 80% da energia elétrica e duram até 10 vezes mais.

 

Reduza as perdas de energia

  • Sempre que ligar aparelhos de climatização, mantenha as portas e janelas fechadas.
  • Evite abrir a porta do refrigerador e ficar olhando, quanto mais rápido abrir e fechar melhor.

 

Desligue os aparelhos

  • Antes de sair de casa, desligue todos os aparelhos de que não necessita, como a tv,  as lâmpadas.
  • Procure desligar os equipamentos na tomada, pois em modo stand-by os aparelhos continuam a consumir energia. 

 

Crie rotinas e hábitos de poupança

  • Evite manter ligados aparelhos que não está a utilizar.
  • Ensine os seus filhos a evitar jogar computador e ver Tv ao mesmo tempo.
  • Sempre que possível, utilize as máquinas de lavar com a carga máxima.
  • Retire os carregadores de bateria assim que seu aparelhos estiverem totalmente carregados.